Dicas de sucesso de Link Building para seu negócio na Internet

Se perguntar a um especialista em internet marketing onde recebem todo o seu tráfego, a resposta é que o compram a motores de busca. E compram directamente (Adwords e similares) ou indirectamente, trabalhando a pesquisa orgânica.

E hoje falamos sobre pesquisa orgânica:  se o seu objectivo for ganhar a todos os outros sites concorrentes pela posição nas páginas de pesquisa, então trabalhe não só o conteúdo, como também os backlinks de sites relevantes para os motores de busca. Chama-se a isto “link building”.

Link building: uma rede de backlinks

Construir uma rede de backlinks é uma forma de influenciar os motores de busca, aumentando o seu ranking para as palavras-chave que escolheu. Não é a única, nem a mais relevante, mas é importante e basta que siga algumas das sugestões abaixo.

Primeiro, deve concentrar-se em construir backlinks de alta qualidade. E fazê-lo não é o fim do mundo.

Sim, será capaz de criar backlinks quando comentar em outros blogs que estão no seu nicho de mercado. Mas provavelmente acha que fazer estes comentários vai levar muito tempo. No entanto, é aqui que tem que começar a tomar grandes decisões e decidir onde investir o seu tempo. Ao colocar comentários em blogues, tem a oportunidade de colocar seu nome e o link nos mesmos. Claro que hoje em dia a maioria dos blogues já aplica a tag “nofollow” em comentários, mas mesmo assim o retorno pode ser positivo, desde que o faça correctamente.

É importante fazer uma segmentação correcta, decidir em que blogues e de que forma colocar comentários. Naturalmente, deve procurar aqueles relacionados com a actividade do site que pretende promover. Não só porque é relevante para motores de busca, como também porque será relevante para visitantes humanos: afinal os blogs que têm os mesmos temas que o seu, devem ter os leitores que estão interessados nos mesmos temas.

Em segundo lugar, assegure-se que os blogues onde comenta possuem um page rank elevado, já que é aí que é mais relevante.

Em terceiro lugar, fique longe de blogs que tem uma tag “não siga” (“nofollow”). Simplificando, você quer que os motores de busca considerem os seus backlinks como um credíveis e não como spamvertising. Um tag “nofollow” diz que o blogue onde o colocou não confia em si. Existem ferramentas na internet que o ajudarão a determinar se um blog é um blog “nofollow”. Mantenha-se nos “dofollow” e esqueça os “nofollow”.

Finalmente, utilize o seu nome de produto em seu texto âncora quando fizer comentários de blog e não seu nome pessoal. A não ser que esteja a promover-se a si próprio como marca.

Teste, pratique, repita. Logo que comece a praticar esse processo, vai ver que tem retorno. Então, vá e experimente-o.

 

Uma palavra sobre ética e sites “de autoridade”

Lembre-se que a sua estratégia backlinking é melhor quando você tem links originais e você é ético sobre o processo. Uma boa maneira de obter backlinks para seu site é usar Squidoo ou HubPages. Estes são sites de partilha de receitas que permitem que escreva seus próprios artigos de informações e compartilhá-los com seu público-alvo especificado. Com eles, o ponto positivo é que eles permitem que incluiros links no texto âncora, o que os torna um candidato válido para seu projecto de construção de links. Utilize este sites como parte de seu sucesso de construção da ligação. Os motores de busca irão ver os seus backlinks como credíveis, já que provêem do Squidoo e Hubpages, considerados “sites de autoridade”.
Isto também significa que as páginas que você criar nesses sites vão ter um bom ranking e serem capazes de impulsionar o seu próprio site para a sua palavra-chave específica.

 

À prova de tolos

E se descobrisse uma maneira de obter uma quantidade de backlinks que era à prova de idiota?

Por exemplo, construir backlinks através de fóruns e outros sites de discussão. A maioria dos fóruns permitem que você coloque seu link em sua caixa de assinatura. Você vai querer comentar tanto quanto possível a fim de construir uma sequência, onde eles sempre sabem qual link para clicar. Isso vai colocar mais olhos em seu site sob a forma dos outros membros, mas você também vai ganhar aquela backlink, que irá ajudá-lo no motor de pesquisa rankings. Por último mas não menos importante, certifique-se de que coloca os seus links somente em fóruns relevantes que são relacionados ao seu nicho, para que tenha as melhores chances de classificar para a sua palavra-chave escolhida.

 

Uma palavra final

O Google alterou os seus algoritmos de pesquisa nos últimos anos, com o “panda”, “penguin” e, este ano, o “hummingbird”.  Estes alteram o peso relativo dos parâmetros, aumentando o peso do conteúdo e do social, e reduzindo a importância de backlinks. Mas desengane-se que ache que os backlinks deixaram de ser importantes. Apenas passaram a ser mais selectivos.

 

Faça já!

São sugestões simples mas produtivas. Está nas suas mãos implementá-las para obter resultados.

Ou contacte-nos. Somos os especialistas na área.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *