Feiras Internacionais ou Web Internacional?

Antes de mais, a ressalva que se impõe: este é um artigo do nosso blog, de uma empresa que vende internacionalização via web. Sendo tão imparcial quanto possível, obviamente “puxa a brasa à nossa sardinha”.

Mas espero pelo menos elencar algumas das questões que os nossos clientes normalmente nos colocam.

 

Para arranjar clientes internacionais, é preferível investir em Feiras Internacionais ou num bom esforço de presença web?


A resposta imediata é “ambas“. E a seguinte é “depende“.

Ambas porque são complementares. Mas todos sabemos que os recursos financeiros de uma empresa não só são finitos, como devem ser utilizados numa lógica de máximo retorno. Logo, muitas vezes há que optar onde colocar a tónica de investimento. A boa notícia é que, em muitos casos, o arranque para internacionalização via web é mais barato que a presença numa feira no estrangeiro, por pequena que seja.

Posto isto, as resposta seguinte é “depende“: depende do sector, do negócio, do modelo de promoção e distribuição. Se na generalidade das empresas industriais e de serviços, não existe qualquer questão sobre o retorno da presença web internacional, em alguns casos, de negócios B2B, é preferível optar por um processo mais dirigido, no qual a visibilidade da empresa na web é menos importante que os contactos directos.

Na minha experiência pessoal, diria que em 90% dos casos vale bem a pena promover a empresa correctamente pela Internet. E se os recursos forem muito limitados, é preferível prescindir de uma feira e canalizá-los para a presença web: o retorno a médio prazo é seguramente maior.

 

O que nos leva à segunda questão mais comum, que trataremos noutro post:

 

Qual é o retorno de promover a presença internacional da minha empresa?

 

Veremos isto noutro dia.

E qual é a sua opinião?